Olha quem está de volta: O tradicional e clássico conjuntinho de blusa e cardigã de tricô, também conhecido como Twin Set, está entre os looks queridinhos deste inverno. Presente em diferentes versões, até mesmo em modelos clássicos combinados com peças mais ousadas, o Twin Set se modernizou e está entre os favoritos das fashionistas, em um inspirador jogo de contrastes.
A origem do Twin Set registra relatos de que seria militar, a partir de uma situação em que um comandante inglês teria se irritado com o pulôver que vestia e o rasgado ao meio, quando então, um soldado teria pego essa peça, costurado botões e vestido sobre o seu próprio pulôver. Como não há comprovação de tal versão, o fato é que a dupla de tricô ficou famosa ao ser lançada por Coco Chanel, que incluiu o Twin Set no closet feminino, antes da década de 1920.
O Twin Set é caracterizado por se tratar de uma peça mais justa por baixo de um cardigã de lã, cashmere ou tecido sintético desabotoado ou com apenas alguns botões fechados. O conjuntinho blusa e cardigã foi bastante associado ao closet profissional feminino das décadas de 1950 e 1960, especialmente às profissões de secretária e professora, já que era considerado muito casual para ambientes mais conservadores. Porém, sua popularidade ganhou destaque quando estrelas de cinema como Grace Kelly, Marilyn Monroe e Audrey Hepburn passaram a usar frequentemente as duas peças. Assim, o Twin Set passou a ser usado também por proporcionar praticidade, conforto e elegância na medida ideal.
O Twin Set é feminino, elegante e ideal para vestir na meia estação. Por ser versátil, compõe tanto looks mais formais, como combinado à uma saia lápis ou calça de alfaiataria, ou mais casual, se usado com jeans.
Desde o seu lançamento feito por Coco Chanel, os cardigãs evoluíram para um aspecto mais estiloso e atual, já denominado de “home style”, ou ainda “market style”, considerando que após um ano de isolamento social, muitas mulheres passaram a trabalhar em home office e sair de casa basicamente para ir ao supermercado.
Por isso, a dica é aproveitar a popularidade da duplinha e resgatar seus cardigãs do roupeiro para usá-los tanto em looks confortáveis e modernos, ou no estilo mais clássico ou até sensual.
Confira a seguir várias opções modernas de explorar o Twin Set em um estilo atual:
Indiferente da ocasião ou da proposta de estilo, ao vestir o Twin Set, o que se pode ter certeza é que essa dupla sempre conta com um charme característico e é um clássico do guarda-roupa feminino, que ressurge neste inverno em versões mais ousadas: curto com tramas pesadas, alongado, com a parte de baixo cropped, colorido, estampado, bordado, entre outras tantas opções. E a combinação escolhida para acompanhar o Twin Set faz toda a diferença, seja com peças mais despojadas, como jeans, shorts ou calças de alfaiataria coloridos. Veja algumas sugestões para você criar looks incríveis com um Twin Set, para ficar em casa ou para saídas necessárias, em vários estilos diferentes:
Para um look básico, encontre aquele seu cardigã com bolso e, ao invés de usá-lo como sobreposição, use-o como peça única. Combine-o com uma calça jeans reta cropped ou em tamanho normal e finalize com um tênis casual. Complemente o visual com uma bolsa básica de couro e um cinto clássico.
Experimente vestir um cardigan com capuz em uma lã mais grossa e tramas abertas, com mais volume. Mangas oversized também complementam o look estiloso.
Para um visual mais discreto, sóbrio e extremamente elegante, opte por um cardigã de modelagem, acabamentos e malha mais sofisticados. Combine-o com uma peça básica e mais justa por baixo e uma calça de alfaiataria. Complemente o look com detalhes como um relógio, brincos pequenos e uma corrente de ponto de luz. Nos pés, um scarpin ou uma sapatilha clássica, ressalta a elegância da inspiração vintage.
Invista em um look com uma calça reta acetinada em cor neutra e escura como preto ou azul marinho e um cardigã cropped bem decotado com uma parte sutil da alça do sutiã de renda ou veludo à mostra. O ideal é que o cardigan seja em cor clara e a lingerie escura, para proporcionar contraste. O toque moderninho surge com o complemento com outro cardigã alongado em cor quente como vermelho ou amarelo sobrepondo o visual. Para completar, um scarpin de bico fino ou um tênis para surpreender.
Um cardigã preto modelo cropped com um sutiã na mesma cor, e o ombro da peça levemente caído com a lingerie discretamente à mostra proporciona um look bem sensual, de forma sutil. Essa composição se adapta bem ao visual mais simples do dia a dia, combinado com calça jeans e tênis, ou ainda, em looks mais elaborados, combinando com saia curta e calçados confortáveis para uma composição mais sutil.
Para seguir este estilo combinado ao mesmo tempo com um toque moderno, a combinação cardigã com saia é ideal. Abuse do Twin Set e uma minissaia com meia-calça e acessórios contemporâneos, ou o cardigã como peça principal combinada à uma saia mídi. Complete o look com brincos grandes de pérolas e uma sandália de bico e salto quadrado.
Explore uma padronagem clássica, como o xadrez, mas em uma cor diferente, como o amarelo, verde, laranja ou rosa, sempre em tonalidades vívidas. O objetivo aqui é justamente que a peça tenha bastante informação: opte por modelagens over e um tricô bem volumoso. Na parte de baixo do look, aposte em um vestido ou saia mídi, também estampada, com cores ou desenhos que conversem com o cardigã. Complemente com acessórios divertidos, como um óculos de sol e, nos pés, um tamanco de salto quadrado.
Gostou das dicas? Encontre o seu cardigã na Pefak Modas.
Fontes: Blog As Patrícias e porta paraisofeminino.com.br