Em se tratando de roupas, uma questão importantíssima no momento de ir às compras é em relação aos tipos de tecidos das peças em questão. Isso porque, cada tecido tem sua peculiaridade e conhecer um pouco mais sobre os diversos tipos de tecidos das roupas é essencial na hora de fazer boas escolhas – especialmente quando a compra for online, o que não possibilita o toque na textura da peça.
Por isso, ter o conhecimento sobre o toque do tecido, se é quente ou mais suave e os cuidados de lavagem, faz toda a diferença para a decisão de compra. Se você também quer saber um pouco mais sobre determinado tipo de tecido, acompanhe a relação abaixo, que reúne diversos tipos de tecido e suas características, para auxiliar a avaliar melhor o tecido ideal para os dias de calor, para o frio e para momentos que pedem um look mais confortável. Confira:
Ao virar uma peça de roupa do avesso, você encontrará a etiqueta interna da roupa, que é essencial para entendermos de que material ela foi feita, ou seja, qual é a sua composição. E toda composição de uma peça de roupa começa pelas fibras do tecido, que sinaliza se aquela peça deve ou não ser lavada à mão, se pode ser passada a ferro, colocada em secadora de roupas ou se deve ser secada à sombra para não desbotar, por exemplo, vários detalhes essenciais para manter a qualidade da roupa nova por mais tempo. Veja como entender um pouco mais de cada tecido:
As fibras que formam os tecidos podem ser artificiais, naturais ou sintéticas. As fibras naturais têm origem vegetal ou animal, como é o caso do algodão, lã, seda e linho. Já as fibras sintéticas são aquelas que secam rápido e não amassam (quase) nunca, como o poliéster, a poliamida e o acrílico. E as fibras artificiais são fibras produzidas em laboratório como a viscose, o lyocel e o acetato, por exemplo.
ALGODÃO: O algodão é um dos tecidos mais conhecidos e presentes em todo o mundo. Justamente por ser uma fibra natural, ele é mais resistente e possibilita a transpiração corporal, porque seca muito fácil e absorve umidade mais fácil ainda. Desta forma, o suor não fica no corpo e não também esquenta. Entre as peças que são feitas deste tecido e garantem todas essas características estão: blazer de algodão com bolso, regata com alça de amarrar e calça skinny sarjado, peças básicas e confortáveis para o dia a dia.
VISCOSE: apesar de ser uma fibra artificial, por ser feita a partir da celulose (extraída de plantas), assim como o algodão, as roupas feitas em viscose são leves e muito confortáveis. Porém, elas amassam facilmente. Entre as sugestões de peças de roupas que casam bem com este tecido estão a regata curta alcinha, vestido curto babado ombro e saia midi viscose.
POLIAMIDA: é a fibra de roupa mais utilizada por esportistas, e peças de lingerie e moda praia. Por ser resistente, leve e praticamente não absorver umidade, essa fibra seca bem rápido e não precisa ser passada. Entre as peças de roupa em poliamida em sua composição estão biquini top meia taça, regatas fitness e body rendado com aberturas nas costas.
CONSTRUÇÃO DO TECIDO: é a forma como o tecido foi desenvolvido, e que também pode mudar completamente a forma como ele foi costurado. Assim, podemos ter o mesmo tecido, porém com estruturas, caimentos e características totalmente diferentes.
LINHO: é considerado o tecido mais antigo do mundo, com registros de sua produção há pelo menos 36 mil anos a.C. A título de curiosidade, os Faraós eram envoltos com linho ao serem mumificados e até mesmo a túnica de Jesus era feita de linho. Assim, o linho ficou conhecido como um tecido nobre, leve e ideal para vestir no verão. Entre as peças que combinam muito bem com linho estão blazer amplo, macacão pantalona e vestido curto, todos em linho.
SARJA: é considerada um tecido bem básico e normalmente é confundida com o tecido jeans. Isso porque, assim como o jeans, a sarja é uma estrutura feita com tecido de algodão, apresentando flexibilidade e conforto para as peças. Mas, a principal diferença entre os dois tecidos é que o jeans tem em sua composição a própria sarja, o que faz com que ambos tenham texturas muito semelhantes, apesar de apresentarem estruturas diferentes.
Enquanto um jeans suporta temperaturas mais baixas, por exemplo, a sarja absorve menos calor e é ideal para os dias neutros ou mais quentes.
Entre as peças que super combinam com a sarja estão jaqueta, vestidos curtos e short cintura alta.
TRICÔ: Conhecido mundialmente por sua maciez e conforto, estes fios são feitos normalmente por uma alta composição de fibra de algodão, que explica o conforto e a versatilidade das peças. Apesar deste tecido ser muito associado, ou lembrado às peças de roupa costuradas artesanalmente pelas vovós, uma revolução no mercado da moda chegou para afirmar o contrário. E hoje estão em alta peças em tricô como o body regata, o vestido midi e t-shirt básica.
Agora que você já conhece melhor as peculiaridades de vários tipos de tecidos, que tal escolher o que mais te agrada com a Pefak Modas?
Fonte: amaro.com