O blazer feminino é um verdadeiro curinga da moda feminina. É uma peça de roupa clássica, versátil, atemporal e torna qualquer look mais elegante e poderoso. É a chamada peça investimento: um clássico que nunca sai de moda e que pode ser usado em diversas ocasiões, já que, ao ser combinado com diferentes peças de roupas, complementa e conversa com diferentes estilos, sofisticando qualquer produção, independentemente da idade ou estilo. Além de tudo isso, o blazer ainda é emblemático, sendo especialmente marcante para as mulheres nos anos 80. Sabe por quê?
Neste período as mulheres passaram a ocupar mais vagas em escritórios e ambientes corporativos, até então quase exclusivamente masculinos. E a forma como se vestiam era a primeira impressão que causavam para impor mais respeito, credibilidade e para serem tratadas com seriedade, assumindo assim uma postura que quase beirava ao masculino. É aí que o blazer feminino entra na história, marcando características que transmitiam profissionalismo. A peça acinturada, com ombreiras enormes que simulavam os ombros largos dos homens, de certa forma, ao menos aparentemente, transmitia um mínimo de confiança e empoderamento profissional e marcou o início da presença feminina em ambientes corporativos e da luta por igualdade de oportunidades e reconhecimento profissional.
Mas a origem do blazer é ainda mais antiga. A peça foi criada por volta de 1837, na Inglaterra, como vestimenta exclusiva para os homens da nobreza, onde ganhou seu status de item sofisticado e elegante. Com o passar dos anos, ainda no século XIX, teve seu destaque militar, ganhando ares de alfaiataria nos anos 60, pelas mãos do estilista italiano, Pierre Cardin. E foi remodelada nos anos 70 por Giorgio Armani, com um toque mais despojado e bastante usado por homens casuais. Com a evolução dos tempos, o blazer tornou-se praticamente um uniforme de profissionais executivos, que precisavam transmitir credibilidade, poder e seriedade no ambiente de trabalho.
Especialmente para as mulheres, um período marcante da história do blazer feminino leva a assinatura da estilista Coco Chanel. Sempre muito à frente de seu tempo, ainda na década de 20, inspirada na moda masculina depois de uma viagem à Escócia, enfrentou a sociedade machista do início do século XX e criou o tailleur de tweed, o blazer feminino usado com saia. Um sucesso que acabou sendo difundido pela Europa.
De lá para cá, o blazer feminino ganhou releituras de cortes e materiais, passando a ser um curinga no guarda-roupa de todas as mulheres e uma tendência que nunca sai de moda. Hoje em dia, o blazer feminino pode ser usado tanto em ocasiões sociais, como eventos e reuniões, quanto no dia a dia de grandes empresas e, ainda assim, não fica limitado ao mundo corporativo e da alfaiataria. Por ser uma peça extremamente democrática, o blazer feminino complementa looks mais despojados, como no uso de calças jeans, saias e vestidos e também presta elegância aos looks mais casuais.
Por ser versátil, o mesmo blazer pode possibilitar diversas propostas de looks em diferentes estilos e para diferentes ocasiões: seja clássico, romântico, casual, contemporâneo ou até mesmo para dar um ar mais sexy ao visual. Basta um pouco de criatividade e alguns acessórios, que fazem toda a diferença na hora do seu blazer preferido contar com mais personalidade e atitude.
A peça transita de forma natural em looks usados durante o dia e que adentram a noite. Combine um blazer preto com um body e uma calça pantacourt para o look escritório e, durante o happy hour, acrescente um colar e tire o blazer para um visual mais ousado.
Para um ar sexy, aposte no body de renda combinado com uma calça de couro e use o blazer alongado como terceira peça. O cinto arremata o composé, acintura a silhueta modelando o corpo. Empoderamento feminino!
Os conjuntos de blazer feminino com calça de alfaiataria eram comuns nos anos 80. Chegaram a cair no desuso, mas hoje estão novamente em alta, inclusive em modelos com a mesma cor ou estampas sutis, como xadrez, que conferem um look elegante para o trabalho. Os conjuntos ficam ainda mais estilosos ao serem usados com camisa de mangas bufantes e laço no pescoço, que conferem ao visual formal, um ar mais romântico.
Já os conjuntos coloridos marcam a personalidade e ousadia de quem gosta de se vestir de forma mais divertida, com o estilo street style, em alta há algumas temporadas, com cores vibrantes como amarelo, vermelho, roxo e pink. Nesta proposta, vale investir em camiseta ou camisa branca para deixar que o conjuntinho se destaque por si só.
A dupla blazer e calça jeans é a combinação queridinha entre um item sofisticado e elegante, com peças joviais e urbanas. Mas a combinação do blazer com jeans não se limita às calças. Para quem tem um pouco mais de ousadia, o blazer casa perfeitinho com uma bermuda jeans destroyed e um cropped poderoso em couro. Ou ainda, um blazer colorido sobre uma jardineira jeans, que deixa o look divertido.
Essa combinação do blazer feminino esportivo com jeans é a aposta ideal para momentos casuais, passeios com as amigas, aquele encontro especial e todas as ocasiões que pedem looks arrumadinhos e ao mesmo tempo despojados, sem muita formalidade.
É preciso muito estilo e atitude para unir itens de universos tão diferentes, como o couro e a alfaiataria e criar um look tão poderoso. A escolha de uma calça flare de couro com um body, ou uma legging de couro e uma maxi camiseta repleta de pedrarias, com um blazer feminino oversize, cria um ar ainda mais moderno no look. Um blazer com correntes, pedrarias ou ombreiras também dá um toque de personalidade, assim como acessórios como colares de correntes, colares longos com pedraria, brincos de argola grande, entre outros.
A combinação é perfeita para sair à noite ou em um happy hour com os colegas de trabalho, barzinho com as amigas e até para a balada.
O vestido ganha força e atitude ao ser combinado com um blazer feminino e juntos, passam a imagem de poder. Incluir um blazer longo com zíper ou com babado sobre um vestido, seja ele curto ou longo, permite mesclar o universo feminino e o masculino de maneira ousada e interessante, além de mostrar criatividade, autenticidade e passar confiança ao ousar com tudo que tem no armário.
Embora o blazer preto seja aquela peça salvadora para vários momentos, as versões em vermelho e na cor branca encontram cada vez mais aceitação, pois possibilitam uma infinidade de combinações, tanto para o trabalho quanto no fim de semana.
Um blazer vermelho transmite personalidade e causa impacto. Combinado com uma calça de alfaiataria e camisa ou com uma regata em tecido nobre, garantem um visual sofisticado. Se combinado com jeans e camiseta, muda completamente o look comum. E fica poderoso com uma saia mídi e sapato de salto alto.
A medida entre o clean e o elegante, o blazer branco enriquece as produções mais básicas e combinado com peças pretas ou em um look total branco, fica clássico e atemporal, ideal para quem busca elegância. Se combinado com peças estampadas, equilibra o visual com leveza. E com um top cropped, jeans de cintura alta e botinha pesada fica todo fashionista.
Na Pefak Modas você encontra opções incríveis de blazers, em modelos que vão dos tradicionais cortes de alfaiataria ao mais estilosos, em cortes retos ou em couro. Acesse nossa loja virtual e confira https://pefakmodas.com.br/categoria-produto/blazer/
Fontes: