Sabe aquelas listas de roupas de peças básicas, curingas, que não deveriam faltar em um guarda-roupas prático e moderno? Então, com certeza a camisa branca entra nesta lista, e dez a cada dez stylists a incluiriam nela. Isso porque, poucas peças são tão versáteis e práticas como a camisa branca, que além de tudo, é icônica, atemporal e mesmo que usada para compor diferentes estilos, sempre traz consigo um ar clássico e muita elegância.
A peça, que por muito tempo era associada à looks sociais, se desvinculou deste rótulo e com muito estilo, passou a incorporar sofisticação a qualquer combinação e ocasião, além de ser democrática, possibilitando estes atributos para todas as mulheres. Isso porque, quando uma mulher decide vestir uma camisa branca, ela passa a imagem de sofisticação, elegância e responsabilidade através do seu visual.
Além disso, sua infinidade de modelos e variedade de tecidos, possibilita uma versatilidade ainda maior para qualquer guarda-roupa, dos sóbrios aos mais despojados. Assim, com diferentes combinações, você pode usá-la tanto no dia a dia, quanto em momentos mais sociais e até mesmo em eventos, afinal, porque não?
Confira a seguir, algumas dicas para valorizar seu look quando for usar sua camisa branca:
Por ser uma peça coringa do guarda-roupas, clássica, atemporal e que casa bem com todos os estilos e ocasiões, a camisa branca pode ser combinada com a composição de diferentes peças, como: saias lápis, evasê ou longas e calças skinny, jeans, social, couro, linho, pantalonas ou flare. E em todas estas combinações, a camisa branca valoriza o look, com estilo e elegância. E com um pouquinho de criatividade e alguns truquezinhos, acredite, você pode repetir a mesma camisa branca, sem repetir o mesmo look, justamente por ela ser uma peça-chave, que possibilita diferentes combinações, mantendo um estilo sofisticado em diferentes ocasiões. Ficou curiosa para saber como? Confira a seguir várias sugestões de combinações em looks atemporais, combinados com camisa branca, para você se inspirar pra ter uma e chamar de sua:
Que tal investir em um look black&White? A combinação é garantia de elegância extra ao look com a camisa branca. Nesta combinação vale brincar com a silhueta e o corte das peças, explorando diferentes comprimentos, ou ainda, combiná-la, tanto com calças justinhas ou modelos mais largos. A dica é mudar o jeito de abotoar a camisa, multiplicando assim, as opções de look. Também vale incluir uma terceira peça ao visual, como o trench-coat ou um colete.
Que tal usar a camisa branca como última camada do look? Seja para um estilo mais cool, combinada com jeans e tênis, ou em um visual mais elegante, vestindo-a por cima de uma malha de gola alta, aberta como uma jaqueta ou ainda vestí-la por baixo de um colete tipo retrô, cominada com calça de alfaiataria e tênis.
Para um look monocromático ou até mesmo tom sobre tom, a dica é apostar em um conjunto de modelagem ampla e sapato mais pesado, tipo mocassim. Apenas tome cuidado com alguns tecido muito finos, que podem ficar transparentes e marcar alguns lugares indesejados.
A camisa branca super combina com o estilo, que tal combiná-la com saia mídi e bota de cano longo em tons terrosos? Ou ainda, usar a camisa por fora de uma calça jeans destroyed.
Em uma proposta mais esportiva, a camisa branca pode também ser combinada com um short-saia de náilon e calça de moletom.Clássica: Camisa branca + calça jeans
Uma das combinações mais basiquinhas de um guarda-roupas, em um conjunto neutro, que pode apostar em acessórios para trazer mais personalidade ao seu look, com cores fortes, estampas e brilhos.
Um look mais formal, que transmite elegância e refinamento, ideal para ambientes de trabalho. Mas se você quiser diminuir a formalidade da proposta, invista em calças com alguma estampa ou com cores fortes.
Nesta combinação, o ideal é que as camisas sejam mais largas e, preferencialmente, que cubram o bumbum, criando assim um look que fica ótimo para qualquer biotipo. O look também pode ficar mais interessante com tecidos leves e transparentes, ou, caso a combinação seja para usar no trabalho, procure usar uma regatinha por baixo da camisa e ou um blazer, para disfarçar a área do quadril, que fica mais valorizada com a calça legging.
A combinação de camisa branca com shorts é look curinga para ir à praia ou passeio ao ar livre. Para compor o mood, sandálias anabelas e de salto de cortiça conferem uma elegância mais despojada.
Aqui, as combinações se multiplicam ainda mais: desde as saias mais formais, como a saia lápis, às mais despojadas, com minissaia jeans, a camisa branca vai super bem. Para o ambiente de trabalho, o ideal são as saias na altura do joelho ou no comprimento midi e um sapato de salto. Mas se a proposta for criar um look para a noite, a camisa branca fica super bem com uma minissaia com brilho e acessórios como um maxi colar.
No modelo mais alongado, as camisas brancas podem ser usadas como chemise, em uma peça única, ou ainda ser adaptada, se transformando em vestido. Complementar o look com um cinto ajuda a marcar a cintura e definir a silhueta feminina e combina tanto com um salto alto, tênis ou rasteirinha.
O blazer é daquelas peças que sempre pode ser usado com camisa branca, porque pode-se fazer várias combinações com calça, shorts, saia, etc. e também ajuda a definir melhor a silhueta do corpo. Blazers coloridos ou estampados dão um destaque ao mood, mas se a ideia é ser mais clássica, o blazer preto ou o branco são ótimas opções.
Se você se inspirou com as indicações das combinações acima e quer levar pra ontem uma camisa branca para o seu guarda-roupa, aproveite e confira as 6 dicas a seguir, que separamos para você, da consultora de estilo Karla Alves, para investir com tudo nessa peça clássica, confira:
A camisa branca deveria ser uma dessas peças indispensáveis do guarda-roupas feminino. Além de ser adequada para todas as mulheres, em seus diferentes biotipos, padrões de beleza e estilos, ainda é uma peça curinga, fácil de combinar com outras peças e que vai bem nas mais variadas ocasiões. Se depois de todos estes argumentos você ainda não se convenceu, ou não tem a sua camisa branca, acredite, leve uma para o seu guarda-roupas e veja como ela vai bem com tudo. Quando você ver, vai desejar ter mais de uma, para variar ainda mais suas variações de looks e garantir aquele estilo indispensável que a peça proporciona.
Fontes: Gaúcha ZH e dicasdemulher.com.br